sábado, 28 de janeiro de 2017

Review literária: Fantastic Beasts and Where to Find Them- The Screenplay

Olá princesas,
A primeira review literária do ano está aqui e acho que não havia melhor livro para recomeçar este segmento do blog em 2017. Vocês conhecem-me o suficiente para saber que eu tenho um carinho mega especial por tudo o que envolva Harry Potter e a nossa querida J.K.Rowling.
Depois de, finalmente, ter arranjado um tempinho para ir ver o filme tive mesmo de correr a comprar o primeiro livro de 2017 (que já estava na minha wishlist de Natal).

Primeiro vou falar do livro, objecto, coisa que me fascinou desde a primeira vez que peguei nele numa livraria. A edição é linda. Azul e dourado foi uma escolha cromática perfeita, o Niffler é um amor e nem me vou alongar sobre todos os pormenores de babar que se nota que foram escolhidos com todo o cuidado, das ilustrações art deco a lembrar os anos vinte que são pequenas obras de arte espalhadas pelo livro. Nota-se que é uma edição cuidada, para ser estimada. Não é uma edição de coleccionador mas anda lá perto. Eu como pessoa que gosta destas coisas fiquei logo derretidinha por ela.



O que dizer da história em si.. se eu achei o Newt a personagem mais fofinha possível no cinema, no livro foi ainda melhor. Eu só quero abraçá-lo o tempo todo e a maneira como ele lida com as criaturas é absolutamente adorável. A melhor coisa do livro é sem dúvida ver a nossa querida J.K. Rowling a voltar às descrições que ela domina tão bem. Senti-me a ver o filme de novo mas nem mesmo o facto de o livro estar dividido em cenas conseguiu estragar o facto de que as descrições nos fazerem sentir as personagens de uma maneira ainda mais real.
Sinto que há certas coisas como as interacções entre o Graves e o Credence e as habilidades da Queenie que tomam uma outra dimensão no livro. Não que não tenham sido explícitas no filme simplesmente há pormenores que nem o melhor actor consegue passar.




Toda a gente me disse para ter cuidado com as expectativas relativamente ao filme e ao livro mas não sinto que fui defraudada. Rowling deu com este livro um presente aos fãs. É assim que eu o sinto, um presente, um miminho para aqueles que já tinham saudades de voltar ao universo de Harry Potter e conseguiu tornar uma história completamente diferente em algo que nós sentimos como profundamente familiar. O campo do jogo mudou mas nós sabemos as regras. Ver o filme mas, principalmente, ler este screenplay foi sentir-me em casa numa casa nova. Não consigo descrever quão bem isso me soube. Foi um recomeço e não isso mesmo que nós queremos a cada ano novo?
Para mim não podia ter havido maneira melhor de começar as minhas leituras de 2017 do que com este regresso a uma casa e a uma escritora que fazem parte de mim.





E vocês já leram o livro? Viram o filme? Adoram Harry Potter? Digam-me o que acharam nos comentários.


See you next time,

Mia

16 comentários:

  1. Admito que não sou fã de Harry Potter mas já me falaram tão bem deste livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro está maravilhoso e eu entendo que desperte curiosidade :P Não é a história de Harry Potter e pode ler-se independentemente mas como se passa no mesmo universo de certa maneira assume-se que o leitor conhece o funcionamento das coisas. Não sei como será a experiência de tentar ler sem ter seguido a saga original... Se algum dia leres depois partilha. Adorava ler algo dessa perspectiva :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. opá este livro está qualquer coisa! tenho, mas ainda não tive tempo de ler!
    beijnho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro está mesmo qualquer coisa. Espero que tenhas tempo de o ler em breve, vale muito a pena :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Confesso que já ouvi falar bastante bem do livro! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há razões para isso :P O livro está maravilhoso e para fãs de Harry Potter está extra fantástico :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ainda não li mas também não tenho muita vontade de o ler ahah

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São gostos... Há quem goste, há quem não aprecie. Eu percebo que não desperte curiosidade especialmente se não leste Harry Potter.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ainda não li nem conto ler, porque não gosto muito do formato "peça de teatro", vá. Mas tenho curiosidade em ver o filme!

    Gostei do blog, vou seguir :)

    Live, Love, Laugh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há quem não goste. Confesso que eu prefiro prosa mas não me importo com o formato peça de teatro (neste caso, guião). O filme vale muito a pena!

      Obrigada, também já estou a seguir o teu ^^

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Love! Great post dear.

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar
  7. Só vi o filme e fiquei super fã do Niffler! É a coisinha mais amorosa! x

    E. ♥ meetmeforbreakfast.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há como não adorar o Niffler! Concordo completamente ele é tão fofinho. Acho que é impossível sair do cinema sem querer um.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu estou desejosa de ler esse livro! Já vi o filme e adorei :D E o design do livro é simplesmente perfeito <3 Beijinhos!
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale super a pena lê-lo se adoraste o filme e concordo contigo o design está simplesmente perfeito <3

      Beijinhos

      Eliminar