Review Literária: Inferno de Dan Brown

Olá princesas,

Hoje venho trazer-vos a review literária de um livro de que gosto muito. Já o tinha lido há uns anos mas comprei-o como prenda de mim para mim (porque estes miminhos sabem sempre bem) no início de Novembro.
O filme andou nos cinemas (se calhar ainda está, eu sempre fui distraída relativamente a esses pormenores) e houve críticas muito diversas. Hoje como já devem ter percebido pelo título do post venho falar-vos do Inferno de Dan Brown.

Inferno de Dan Brown 



Ficha técnica:
Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Ano: 2013 
Nº de páginas: 551
EditoraBertrand Editora
Sinopse: «Procura e encontrarás.» É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou de como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences. Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas. 

Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, veem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a encontrarem a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível… Passado num cenário extraordinário, inspirado por um dos mais funestos clássicos da literatura, Inferno é o romance mais emocionante e provocador que Dan Brown já escreveu, uma corrida contra o tempo de cortar a respiração, que vai prender o leitor desde a primeira página até fechar o livro no final.

Começo desde já por assumir que gosto muito de Dan Brown e que sempre achei muito engraçado como existe um certo snobismo literário, um certo franzir de sobrancelhas quando alguém me ouve dizer isto. É entretenimento literário. Por vezes, as pessoas não querem ver aquele filme complexo e maravilhoso mas que as obriga a pensar. Por vezes, querem o filme de acção e mistério que as deixa sempre com vontade do próximo plano, que as faz sair do cinema com assunto para o dia seguinte mas que depois passa. Dan Brown para mim escreve o equivalente literário a esse género de filmes de acção e eu gosto dele por isso. Gostei d' O Código Da Vinci, de Anjos e Demónios e d' O Símbolo Perdido por causa disso. Claro que o facto de abordarem temas que se relacionam com História, História de Arte, sociedades como os Templários e a Maçonaria os tornaram ainda mais apelativos para mim. Portanto quando peguei neste Inferno a primeira vez esperava algo do género. Mais do mesmo...bom entretenimento.

Quando acabei Inferno a primeira vez percebi que Dan Brown tinha levado as coisas a outro nível. Já não é só entretenimento. A história está muito bem tecida e o ritmo está tão alucinante como ele já nos habituou mas Inferno tem qualquer coisa extra. É um livro que aborda questões muito importantes e actuais. Tem todas as reviravoltas que alguém que acompanha os trabalhos de Dan Brown (e eu já li quase todos os livros dele embora prefira os protagonizados por Robert Langdon) já se habituou mas que ainda assim conseguem surpreender um bocadinho. Passa-se em cenários maravilhosos... Florença, Veneza, Istambul. Mas tem algo mais...Dan Brown conseguiu enfiar questões éticas pertinentes num livro de entretenimento e conseguiu fazê-lo de maneira a que o leitor acabe o livro a pensar um pouco mais nas realidades da sociedade actual mas ainda sinta que acabou de ajudar a salvar o Mundo (ou de tentar, pelo menos).

Para mim Inferno foi o trabalho em que Dan Brown elevou a fasquia e é também o seu livro mais sério. Mais trabalhado, talvez. Fiquei muito curiosa para saber como vai ser o próximo porque depois de ele provar que é capaz de escrever uma coisa destas vou ficar muito desiludida se for outro Símbolo Perdido.

Por último, li várias reviews menos positivas e várias críticas ao filme que estreou nos cinemas este ano. Se foram dessas pessoas que viram o filme acharam uma treta porque havia coisas mal explicadas ou confusas (essas foram das críticas mais frequentes que li) um dia dêem uma hipótese ao livro. Vale mesmo a pena.

Já leram o livro? Viram o filme? Gostam de Dan Brown? Digam-me o que acham nos comentários :)

See you next time,

Mia

12 comentários:

  1. tenho uma curiosidade mórbida para ler este livro, parece espetacular!! adoro o dan brown, já 3 dos seus livros e achei todos incríveis, de certeza que vou gostar imenso deste!
    agora falta é o tempo :p
    beijinhos, Noelle :) https://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena :) Se gostaste dos outros 3 dificilmente te vais arrepender de ler este ^^ Pode ser que alguém to ofereça de prenda de Natal.
      Normalmente na universidade há uma pausa lectiva em Janeiro que ajuda muito a pôr as leituras em dia. Pelo menos, no meu caso era assim :P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, Mia! Já li "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" do Dan Brown e concordo que "O Símbolo Perdido" foi o que eu mais me decepcionei. Ainda não dei uma chance a "Inferno", justamente por ter me cansado um pouco do padrão que os livros do autor seguem, mas, depois da sua resenha, estou reconsiderando! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh obrigada Beatriz :) Eu tmb tive algum receio antes de pegar no livro a primeira vez mas depois adorei. Vale mesmo a pena dar-lhe uma chance. Se leres, depois vou querer saber a tua opinião.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito obrigado, querida Mia. Sim, é bem verdade!
    Espero mesmo, mesmo ter ajudado :P

    O livro não faz muito o meu género literário, para te ser sincero... Mas fiquei super curioso após ler a tua review!!! Super completa. Parabéns :D

    NEW REVIEW POST | Essence Foundations: Camouflage 2-1 VS Pure Nude.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudaste sim :)
      Obrigado pelo elogio Miguel, eu ando a tentar melhorar as reviews e os conteúdos do blog em geral e é bom quando alguém reconhece esse trabalho. :) Já me deixaste com um sorriso enorme.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu só fui uma vez ao Starbucks, e foi em Barcelona! :)
    Mas adorei ^-^

    A MELHOR AMIGA DO TOTORO || FACEBOOK || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fui várias vezes cá em Lisboa e adorava ir em Dublin (na Irlanda o café é caro então ir ao Starbucks acabava por não fazer uma diferença tão grande no meu orçamento).

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Já lemos alguns livros do mesmo autor e gostamos sempre muito, e este parece ser do mesmo género, pelo que deve ser bom de certeza ;)
    x
    @ 104

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é do mesmo género e eu gostei muito.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gosto muito de Dan Brown, sou fã. Este é dos meus preferidos dele, entra no pódio dos melhores para mim. Pela tema e pela narrativa dele. O filme desilude um bocado, na minha opinião.

    Bjs
    AM
    andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não vi o filme precisamente por receio disso. Concordo este livro para quem gosta de Dan Brown está mesmo no pódio.

      Beijinhos

      Eliminar