Mia Cozinha: Bolo de canela

Olá princesas,

Hoje quis trazer-vos um post diferente do habitual mas se vocês gostarem talvez traga mais do género para o blog. Eu gosto de cozinhar... e gosto especialmente de fazer bolos. Então, anteontem, domingo à tarde, dia com um tempo chuvoso e bastante cinzento apeteceu-me ir enfiar-me na cozinha e fazer um dos meus bolos preferidos para esta altura do ano. Com uma caneca de chá e este bolo têm um lanche perfeito. No livro de receitas que eu usoele chama-se Bola Parda mas eu costumo chamar-lhe simplesmente bolo de canela (que como vos disse no post anterior é um dos sabores que mais associo ao Outono).

É um dos bolos mais fáceis de fazer que eu conheço (principalmente porque a maioria das pessoas tem os ingredientes em casa) e foi um dos primeiros que eu aprendi quando comecei a fazer bolos. O primeiro de todos foi bolo de chocolate, obviamente :p

Vão precisar de:

-250g de açúcar
-20g de manteiga (mais um pouco para barrar a forma) **
-3 ovos
-280g de farinha
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 colher (sobremesa) de canela
-1 chávena de leite

** a receita original diz 60 g de manteiga mas só se usam 20g no bolo em si, os outros 40g são para barrar a forma e é uma quantidade bastante exagerada.

Começam por bater o açúcar com 20g de manteiga e os ovos. Juntem, alternadamente a farinha com o fermento, a canela e o leite.  (uma pequena nota, para quem gosta de canela, o bolo fica melhor com 2 colheres de sobremesa em vez de uma). 

A massa do bolo antes de ir ao forno


Batam tudo muito bem, levem ao forno pré-aquecido a 180ºC, numa forma untada com manteiga e deixem cozer durante aproximadamente 40 minutos.

O resultado final 

Pronto, aqui têm um bolo simples mas delicioso para estes dias chuvosos. Ele conserva-se relativamente bem, eu levei-o para o trabalho no dia seguinte e ainda estava fofinho. Aliás alguns dos meus colegas provaram e ficaram fãs. ^^
Experimentavam esta receita? Gostavam que vos trouxesse posts destes mais vezes? Let me know :)

See you next time,

Mia

*A receita deste bolo é uma adaptação da usada no livro "Doçaria Regional Portuguesa", da Impala Editores

10 comentários:

  1. tem um aspeto delicioso! eu adoro doces com sabor a canela :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) eu tmb adoro fazê-los e comê-los :P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Até já fiquei com fome só de olhar para essa imagem!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww obrigada :) É essa a ideia ^^ Experimenta um dia é um bolo mesmo fácil e delicioso.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Concordo 100% contigo, infelizmente ninguém faz nada para esse tipo de doenças serem tratadas, como deviam de facto ser.

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de cozinhar e de ler publicações com receitas. O teu bolo ficou com um aspeto delícioso, mas não gosto de bolo de canela :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) É bom saber que gostas assim faço mais vezes este género de posts quando houver razões para isso ^^ Há bastante gente que não gosta de canela...talvez possas experimentar modificar a receita e saltar esse passo para veres como fica.

      Beijinhos

      Eliminar