terça-feira, 21 de junho de 2016

Game of Thrones: A evolução de Sansa Stark

Eu não era para falar disto aqui no blog, juro mesmo que não era, mas depois do episódio de ontem foi impossível resistir. AVISO DE SPOILER: se não viram o episódio 09 da temporada 6 de Game of Thrones "Battle of the Bastards", não leiam mais. Voltem depois de ter visto. Se continuarem a ler, foram avisadas.

Game of Thrones
Eu adoro Game of Thrones, vejo os episódios todas as semanas e às segundas-feiras antes de ir ver o episódio, até evito o facebook (estão a ver o nível de fanatismo certo?). Uma das coisas que mais gosto na série é o facto de ter personagens femininas verdadeiramente interessantes. A minha favorita, sem grande surpresa é a Daenerys (que esta temporada está mais maravilhosa que nunca, agora que finalmente controla os dragões) mas também gosto muito da Margeary e da Sansa.

Ora depois de ontem, eu não consigo deixar de falar na Sansa. Digam o que quiserem mas ela cresceu e está a tornar-se em alguém que finalmente percebe aquilo em que anda metida. Na verdade, eu sempre gostei da da Sansa mesmo ao início quando ninguém gostava dela e era uma personagem algo mimada e egoísta. Acho que ela sempre viveu muito no sonho de ter a vida perfeita com o príncipe perfeito e que fazia tudo para encaixar nesse papel. Não concordo com muitas das suas acções ao início mas sinceramente, acho que ela é o retrato do que uma rapariga devia ser naquela sociedade, que se enquadrava muito naturalmente nisso (o que fazia um grande contraste com a Arya, é verdade, mas não é em si, uma coisa má, como parece que tentaram mostrar).

Sansa na primeira temporada quando ainda era uma menina inocente (Pinterest) 
Enfim, eu sempre gostei dela, acho que a coitadinha foi castigada e muito por ter entregue os planos de fuga do pai à Cersei (foi por amor e foi uma estupidez mas foi uma estupidez que eu consigo perceber). No entanto recebeu o merecido castigo porque o príncipe virou sapo. Ela não só teve de levar com o Joffrey como foi manipulada pelo Littlefinger e entregue ao sádico do Ramsay. Ninguém merece um Joffrey e um Ramsay. É muita tortura. Entretanto ainda aprendeu alguma coisa de manipulação com a Cersei e o Littlefinger. Não admira portanto, que depois de tanto trauma, de não saber em quem confiar a Sansa tenha chegado a esta temporada muito mais implacável. No entanto, ela mostrou que aprendeu com os erros e que se arrependeu. Isto ficou muito claro quando uma das primeiras coisas que ela fez esta temporada foi pedir desculpa ao seu meio-irmão John Snow pela forma como o tratava no passado. 


O reencontro lindo 
Ontem mais do que nunca foi impossível não gostar desta nova Sansa. Desde os conselhos sensatos que deu ao John (e que ele tão sabiamente ignorou... viu-se o resultado) à cena final com o Ramsay na cela. No entanto, anda toda a gente a criticá-la. É verdade que ela não avisou o Jon mas pediu-lhe para esperar. Ela não podia dizer que vinham reforços a caminho porque nós vimos que ela escreveu ao Littlefinger mas pelo que sabemos ela não chegou a receber uma resposta. Logo a Sansa, pediu o que podia ao Jon, tempo. Ela queria acreditar que o Littlefinger vinha com os Cavaleiros do Vale e cumpria a promessa mas não tinha garantias nenhumas. A fala dela no final dessa cena diz-nos isso mesmo: "No one can protect me" (resume bastante bem o facto de ela sentir que não tem aliados e de ter aprendido que ninguém a pode proteger contra os interesses dos outros excepto ela própria). A cena final com o Ramsay mostrou um lado frio e vingativo da Sansa que ainda não tínhamos visto. Parece que na sua determinação em vingar-se ela é afinal bastante parecida com a Arya. Todo o discurso que ela fez ao Ramsay e o facto de depois de ter voltado a costas, ter ficado para observar aquela primeira dentada não significam que ela apreciou o espectáculo. Eu vi mais aquilo como determinação, ela estava determinada a assegurar-se que o plano ia funcionar e que o Ramsay ia sofrer. 
Death stare
Depois de tudo isto, estou ansiosa por ver mais desta nova Sansa em acção. Confesso-me um bocadinho preocupada com o preço desta parceria com o Littlefinger porque ele é perigoso e nunca dá sem pedir nada em troca. Ele tem um plano, ele tem sempre um plano e a Sansa tem um papel nele. Espero que ela se mantenha alerta porque estou a prever treta vinda desses lados. Mas é bom poder dizer que ela agora é, de novo, Lady Sansa Stark of Winterfell. 

Lady Sansa Stark of Winterfell

Gostam de Game of Thrones? Qual é a vossa opinião sobre a evolução da Sansa e da história em geral? 


Mia

1 comentário:

  1. Eu não costumo acompanhar séries!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar