domingo, 26 de junho de 2016

8 dicas para quem vai fazer as malas

Esta vai ser a minha última semana na Irlanda. Depois de seis meses a trabalhar cá vou voltar para casa para aproveitar o Verão com os meus amigos.
Claro que ir viajar implica sempre uma coisa que adoro... Fazer as malas! Gosto tanto que até já ajudei amigas a fazê-las, é algo que me dá prazer mesmo quando não sou eu que vou viajar.
Há muita gente que não gosta mas eu simplesmente adoro a sensação de deixar as coisas arrumadas. É uma maneira de me despedir dos lugares e das pessoas, suponho eu...



Bem, aqui vão as minhas melhores dicas para quem vai fazer as malas:

1. Escolher uma mala adequada ao tempo da estadia: Parece meio óbvio mas a verdade é que não precisam de levar um trolley para um fim-de-semana em casa de uma amiga, uma mochila ou mesmo uma mala de senhora grande, chegam. Se vão para uma estadia mais prolongada, por exemplo de Erasmus, deixem sempre algum espaço/quilos extra porque quando regressarem a mala vai estar mais pesada. Sempre!

2. Tentem fazer uma lista: É útil não só para terem uma noção do que levam mas também porque na hora do regresso fica mais fácil confirmar se não se esqueceram de nada (isto é mais para viagens longas do que para o tal fim-de-semana com a amiga, obviamente).

3.Colocar as coisas mais pesadas no fundo: Como são provavelmente as que vão ocupar mais espaço colocá-las na mala primeiro dá-vos uma ideia melhor do espaço que sobra para aquela montanha de tops... Talvez tenham de sacrificar dois ou três ou, caso raro mas possível, até possam levar mais dois ou três. Se forem como eu encontram sempre um espacinho no Tetris em que se transformou a vossa mala para levarem mais um.

4. Como dobrar a roupa: Este é um dilema eterno. Há todo o tipo de estratégias desde enrolá-la, a dobrá-la normalmente ou dobrá-la o menos possível porque quanto mais plana for menos espaço ocupa. Eu utilizo uma mistura de todas mas acho que depende muito da mala que temos e da quantidade de roupa. Há certas peças que ocupam menos volume se não forem muito dobradas (saias compridas), há peças que eu prefiro manter dobradas (camisas) e há peças que eu enrolo (meias).

5. Biquinis/meias/roupa interior: Cabem em qualquer lado. Literalmente, em qualquer lado. São coisas que se podem dobrar facilmente e qualquer espaço lateral nas malas dá para dois ou três. É por isso que são das últimas coisas que arrumo. É sempre possível encontrar espaço para estas peças. Soutiens é outra história e devem ser colocados nas malas com mais cuidado.

6. Para os amantes de livros: é sempre difícil saber onde levar os livros. Eu aconselho a que sempre que possível os levem na bagagem de mão/malas mais pequenas. Se tiverem de os pôr nas malas grandes, tentem acondicioná-los bem no meio da roupa. Colocá-los em cima da roupa pode parecer mais óbvio mas a verdade é que podem acabar por danificá-los especialmente se ficarem muitas horas com coisas pesadas como sapatos em cima.

7.Para quem vai viajar de avião: todas as embalagens de champô, gel de banho,cremes, etc... com mais de 100ml vão ter de caber na vossa bagagem de porão. Na bagagem de mão só é permitido um saquinho transparente, (como o da imagem) e só são permitidas embalagens até 100ml.
Em geral, o melhor é guardar esse saquinho apenas para o essencial (ou seja as coisas que ainda vão usar antes de fecharem as malas como: pasta de dentes, desodorizante, hidratante, maquilhagem).
Caso só viagem com bagagem de mão tentem reduzir o número de líquidos apostando em produtos em pó ou toalhitas (desmaquilhantes, por exemplo).  Mantenham sempre este saco num local de fácil acesso porque vão ter de o retirar da mala para o controlo de segurança.



8. Cuidados a ter com os documentos: Em viagens internacionais eu tento ao máximo separar os meus documentos. Por norma, levo uma carteira mais pequena com o cartão de cidadão e algum dinheiro num sítio que eu possa vigiar facilmente e deixo o resto dos cartões, dinheiro, chaves de casa e outras coisas importantes no fundo da mala/mochila. Quando levo o cartão de cidadão e o passaporte também faço questão de os separar.

Acharam estas dicas úteis? Esqueci-me de alguma coisa? Há alguma dica que tenham para quem vai fazer as malas este Verão? Partilhem nos comentários.

(créditos das imagens: Google images)
Mia

4 comentários:

  1. Adorei as tuas dicas :)
    Ao fazer a mala, também costumo fazer como tu, coisas maiores e mais pesadas em baixo (toalhas, ex) e depois os top, calças, etc, e num bolso meto a roupa interior! Por acaso, nunca andei de avião hehe

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Pôr a roupa interior num bolso também é uma óptima ideia ^^ Espero que possas andar de avião um dia :)

      Eliminar